Ex-presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria é detido por pesca ilegal no Uruguai

Ex-presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria é detido por pesca ilegal no Uruguai

Foto: Beto Albert (Arquivo/ Diário)

O ex-presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Manoel Badke (União Brasil), conhecido como Maneco, foi detido no último fim de semana no Uruguai, acusado de pesca ilegal. Ele estava acompanhado de outras seis pessoas em Melo, no Departamento de Cerro Largo, quando foi abordado pela polícia uruguaia.


Conforme a ocorrência, foram apreendidos 370 quilos de peixes em filés, duas caminhonetes, 11 redes de pesca, uma lancha com reboque e cinco caixas térmicas grandes. Os sete pescadores foram levados para prestar esclarecimentos e ficaram à disposição do Ministério Público. O juiz de Paz determinou a apreensão do pescado, que foi destinado a uma instituição local, além da retenção da embarcação. As caminhonetes foram liberadas.


“Fui detido, não preso”, diz ex-vereador


Em conversa com a reportagem, Badke confirmou a detenção, explicou todo o ocorrido e fez questão de esclarecer os fatos.


— Faz 20 anos que pesco no Uruguai. Sempre pesquei lá. Só que eu não sabia que não pode pescar de rede. Aqui no Brasil pode, mas lá não. A gente errou por desconhecer a lei - afirmou.


Ele também rebateu informações de que a carga teria ultrapassado 400 quilos:


— Não é verdade que foram 470 quilos de peixe, como divulgaram. Deu, no máximo, 300 quilos. Foi isso que pesaram lá - disse.


Segundo o ex-vereador, o grupo conseguiu comprovar às autoridades que a pesca não tinha fins comerciais.

— Nós tivemos que prestar esclarecimento e provar que não estávamos pegando peixe para vender, mas, sim, para consumo próprio. A polícia investigou, colheu os depoimentos de todos. Esclarecemos tudo e fomos liberados. Tanto é que não fomos multados e nem precisamos voltar ao Uruguai para prestar esclarecimentos - acrescentou.


O ex-parlamentar também relatou a decisão da Justiça uruguaia:

— O juiz determinou que, durante um ano, eu não posso fazer turismo no Uruguai. Mas eu não fui preso, fui apenas detido para prestar esclarecimentos - pontuou Badke, que está autorizado a entrar no país vizinho para realizar eventos, como palestras e congressos.



Trajetória política


Médico-veterinário e professor aposentado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Maneco Badke foi vereador na cidade por 24 anos, exercendo seis mandatos. Presidiu a Câmara em 2012 e em 2023, no encerramento da sua carreira parlamentar. Atualmente, é filiado ao União Brasil e atua como assessor parlamentar do deputado estadual Dimas Costa (PSD).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“Fui detido, não preso”, diz ex-presidente da Câmara de Santa Maria após episódio no Uruguai Anterior

“Fui detido, não preso”, diz ex-presidente da Câmara de Santa Maria após episódio no Uruguai

Com vetos, Lula sanciona limite para inelegibilidade por Ficha Limpa; veja o que muda Próximo

Com vetos, Lula sanciona limite para inelegibilidade por Ficha Limpa; veja o que muda

Política